sexta-feira, 4 de abril de 2008

Descanso merecido após um prova ou treino


Artigo retirado da Revista O2 - Coisa de Mulher - Março 2008

Não é necessário,nem indicado,correr todos os dias para obter os efeitos desejados no organismo. Pelo contrário,pode até ser prejudicial e atrasar os benefícios. Entenda a importância da pausa no treinamento.


Seguir o treinamento corretamente não é apenas ter assiduidade;é necessário seguir um boa
alimentação e levar a sério o descanso,incluindo o sono e as pausas.
Correr diariamente não deixará os músculos mais fortes,nem o coração mais saudável.
Segundo Marco Costa,treinador da Branca Esportes,pós-graduado em treinamento desportivo pela FMU e em fisiologia do exercício pela Unifesp,não é aconselhável correr todos os dias,pois os ossos,ligamentos e tendões são sobrecarregados,fovarecendo o aparecimento de lesões."Essa tendência acontece proque após os treinamentos,ocorrem microlesões mas fibras musculares,que só cicatrizarão após o repouso",diz Costa.
Caso não ocorra o descanso, o rompimento das fibras aumenta, e pode ocorrer uma distensão muscular.Paulo Correia,mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp,observa que muitas corredoras optam por se automedicar com antiinflamatários quando sentem dores,em vez de priorizar o descanso,o que pode levá-las ao overtraining (excesso de treino que causa diversos sintomas,como cansaço e falta de vontade de correr).

Processo de recuperação

Na corrida,o corpo sai do equilíbrio,e ocorre o uso das reservas de energia."Depois,o organismo inicia o processo de recuperação pausa e alimentação garantem novamente o equilíbrio",observa o treinador Costa,que chama essa fase de sub-recuperação.

"Para o organismo não ser surpreendido com um novo desequilíbrio,ocorre a super- compensação,que é a evolução de uma capacidade do organismo,requisitada acima das vivenciadas normalmente", completa.
Correia atenta que o corpo adquire mais capacidade do que antes do treinamento." Isso
só acontece com o descanso para recompor as fibras musculares ou fôlego"

Em 8 horas recupera-se a capacidade de resistência.Em 24 horas, a capacidade de força e,em 48 horas, a capacidade de velocidade.

Pausa ativa

Dan Oizerovici,ortopedista do hospital Albert Einstein, de São Paulo complementa que intercalar a corrida com esportes de menos impacto poupa as articulações dos joelhos,tornozelos e coluna vertebral,que são as mais solicitadas. "Quando fortalecemos a musculatura com atividades específicas evitamos lesões nas articulações e tendões",diz
O professor de educação física Coreia lembra que cada aptidão física tem seu tempo de recuperação."Portanto,é necessário seguir o princípio da pausa adequada para cada qualidade física treinada."
Nos casos de um microciclo em que se alternam atividades físicas, é necessário estabelecer um dia de pausa passiva,ou seja, de descanso total. " Normalmente,o domingo é o melhor dia para não praticar nenhum esporte.E em casos de competição,o sábado",aconselha.
E,para completar,manter um alimentação equilibrada e as horas de sono adequadas,seja em dia de treino,pausa ativa ou passiva.
"dormir libera cortisol,substância que regenera o corpo do esforço físico."

Vantagens do descanso

* Menor risco de lesões
* Melhora da agilidade
* Melhora do condicionamento físico

* Diminuição da rotina de atividade física



Atividades que melhoram o condicionamento Cardiovascular e os Grupos Musculares

Bicicleta: Como sustenta o peso, a bike causa menos impacto
nas articulações,contribui para a melhora do condicionamento cardiovascular e para a força dos membros inferiores.
Musculação: Ajuda a ter mais velocidade,ou ainda a melhorar a resistência muscular,que vai resultar em menos esforço na corrida.Previne lesões em músculos e tendões,já que essas constumam ser menos resistentes nas mulheres,comparado aos homens.O treino da musculação depende do de corrida,feito no dia anteiror.Caso tenha sido de intesidade ou velocidade,são mais indicados exercícios para os membros superiores ou com muitas repetições e pouca carga.
Natação: Melhora o condicionamento cardiovascular e fortalece os membros superiores.Indicado para: Fases de transição entre uma temporada e outra(novembro a março),para pessoas acima do peso e corredores que sofreram lesões.Além disso,equilibra o desenvolvimento dos membros inferiores e superiores.
Alongamento,Yoga e Pilates: Auxiliam a manter os músculos relaxados e a ganhar flexibilidade.Aprimoram a respiração e a postura para a mulher.Indicados para: Antes e depois da corrida,alterações na postura e tensão muscular.

Revista O2 - Coisa de Mulher - Março/2008











Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/-------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo—
Olá Juliana estava no blog da nossa amiga Jacke e vi o seu lá, parabéns pelo estilo de vida que leva e parabéns pelo relatos no seu blog que por sinal estão ótimos. Desejo sucesso a vc nas corridas.
Quando puder visite o meu.
Um abraço,
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com