terça-feira, 5 de agosto de 2008

Por que sentimos cãibras?


Andei sentindo esse incomodo, alguns dias atrás e minha irmã me emprestou uma revista que ela é assinante que fala sobre Saúde, e me deparei com uma reportagem sobre Cãibras.
Lendo essa reportagem vi, que estava abusando muito dos exercícios, dei uma dosada e percebi que não senti mais.Estarei postando a reportagem, talvez possa ser útil a alguém.


Por que sentimos cãibras?

1 - Nossos músculos se contraem o tempo todo.
Em obediência a uma ordem do cérebro,a placa motora - localizada entre o nervo e o músculo - dispara uma carga elétrica que,por si só,altera o equilíbrio entre o potássio,dentro da fibra muscular, e o sódio,que fica fora dela.
Essa é uma contração normal.

2 - Mas, quando nos alimentamos mal,há um desequilíbrio nos teores desses minerais.
Ocorre,então,uma troca de posição - o potássio sai da fibra e o sódio entra nela.
O resultado é que o músculo se contrai involuntariamente e isso impede o relaxamento da região.Daí a dor intensa.

3 - Outra causa é a fadiga muscular,que obriga o corpo a buscar energia no glicigênio,o açúcar do músculo.Quando ele se desfaz,grande quantidade de ácido láctico é liberada.Essa substância penetra na placa motora,dificulta sua missão de disparar a carga elétrica e toma o ambiente mais ácido,propenso às cãibras.


Bons kms

4 comentários:

Equipe Nike+ disse...

Fabiana,

Pelo terceiro motivo que vc citou no texto, uma boa maneira de acabar com cãimbras é fazendo um alongamento muuuuuuuito bom antes e depois dos exercícios (se possível também durante, mas no caso da corrida é impossível, né :P). Com o alongamento, parte desse ácido lático é naturalmente reabsorvido e ajuda a evitar cãimbras.

Mas aquela velha receitinha da vovó de comer banana todo dia ajuda a repor os sais e é sempre uma ajuda ;)

Abs e bons treinos!
Rachel Juraski, Nike Blogger
http://nikecorre.com.br

Unknown disse...

Interessante, Fabiana. Já li bastante coisa sobre cãibras, principalmente depois daquela que (quase) estragou a minha estréia em maratonas. E essa reportagem foi uma das mais simples, sucintas e eficientes. Obrigado por postar.

Parabéns (atrasados, mas ainda válidos, espero) pelo aniversário. Muita saúde e muitas corridas pra você !!!

Jorge Cerqueira disse...

Olá querida Fabiana,
Meus parabéns pelo seu aniversário atrasado, pois eu não sabia. Que o Sr. Deus possa continua lhe abençoando e iluminando os seus caminhos amiga.
Bom interessante esse seu relato sobre cãimbras, já li diversos artigos, também já senti a muito tempo cãimbras e graças a Deus nunca mais senti. Bom amiga muitos dizem que a Banana evita cãimbras por causa do potássio, mais também já li que a banana não evita cãimbras por causa do potássio e sim os sais minerais que perdemos durante a corrida e também o ácido lático. Bom como eu corro longas distâncias eu faço o seguinte eu levo aqueles pacotes de sal de restaurante e em determinados km eu coloco sal na agua e bebo e tem me ajudado muito, se for fazer isso tome cuidado, faça primeiro nos treinos, para tentar adaptar o seu organismo. Também outra opção é vc tomar aqueles géis de cinco em cinco km, só um pouquinho com água.
Boa dica do site adidas code vou dar uma olhada.
E mais uma vez parabéns menina.
Bjs querida.
JORGE
www.jmaratona.blogspot.com

Nacatko, Inc disse...

Excelente Post....

Nesta quarta-feira, tive uma péssima experiência com cãibra... foi dentro da piscina... coisa horrível !!

Tenho certeza que um motivo foi mudança de temperatura, pois fiz meu treino de corrida antes de entrar na piscina com temperatura abaixo dos 21o. C.

Bjs