quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Vamos parar de Fumar?


Olá a todos!

Como foram de folia?

Eu não viajei pra lugar nenhum,fiquei em casa,não literamente em casa,fui a um casamento no sábado,ao clube, na casa da minha mãe,na casa da sogra e não corri nenhum dia pois é a vida social me tomou bastante tempo,mas não me arrependo foi muito bom,hoje volto aos treinos e domingão tenho 12 km,que Deus e minha perna me ajude...rs

A Corrida me deixa mais apaixonada a cada dia e dela não quero largar nunca mais.Devido ao feriado de Carnaval,hoje quarta-feira de cinzas entrei no serviço as 13 horas como muitos,não?

E assistindo a Tv pela manhã, passando pelos canais vi um grupo de corredores,ai parei para assistir,e o programa estava abordando sobre como parar de FUMAR Iara Sarraipo aposentada de 52 anos que fumava a 35 anos e que já havia tentado de tudo para largar o vício e que até conseguiu ficar por 2 anos longe do cigarro mas acabou voltando ao vício.

Em 2009 ela prometeu que seria o fim do vício! A promessa está caminhado até o momento e ela até participou da corrida de Aniversário de São Paulo no dia 25 de Janeiro ela disse que a pessoa fica mais animada sem cigarros(também acho) Esta participando de um grupo de corrida na USP,disse que antes não tinha fôlego pra correr nem 2 minutos,mas que hoje consegue correr 13 ou 14 minutos descansa um pouquinho e volta a correr novamente.

Uma das coisas que me assustou foi ao fato da apresentadora a Ana Maria Braga dizer que também e fumante, e que precisava tomar vergonha na cara e parar.(Ana,passou da hora né!) Ela disse que vai se sentir envergonhada se não conseguir e que chegou a usar o Patch (adesivo) mas lhe causou enjôo

Galera esse Blog não tem o intuito de expor ninguém,mas achei o tema bem propicio para abordar aqui,pois conheço muitas pessoas que estão tentando largar esse vício tido como bobo para alguns,mas muito difícil para outros.

Muitas pessoas não deixam o vício por medo de engordar e pela ansiedade que a falta do cigarro trás.Meu pai e fumante a 30 anos ou mais e já chegou a usar o tal adesivo,mas sem sucesso e também não faz nada para mudar. E como a história da Dona Iara Sarraipo que vemos que não importa como,mas que o primeiro passo precisamos dar,não é mesmo? Que seja com a corrida,com a natação ou outra coisa mas que precisamos nós conscientizar que parar e uma questão de escolha.

Fica aqui minha Campanha contra o Fumo ou qualquer coisa que possa prejudicar nossa saúde e vamos correr galera.

O vídeo está no link Fonte:globo/maisvoce

Dados sobre o cigarro:
O cigarro é a causa morte mais passível de prevenção que existe, sendo responsável por mais de uma em cada seis mortes nos Estados Unidos.
- O cigarro contribui para 22% da mortalidade geral, 30% para a de origem cardiovascular, 30% para o câncer e 30% para as doenças respiratórias. Está associado a doença dos vasos e do coração, bronquite crônica, enfisema, câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral, esôfago, pâncreas e bexiga.

Conselhos para quem quer parar de fumar:
- não sente após as refeições;
- repouse o suficiente;
- beba de seis a oito copos de água entre as refeições;
- evite o álcool se isto fizer você sentir vontade de fumar;
- faça exercícios físicos diariamente;
- os patches de nicotina (liberação transdérmica) ou as gomas de mascar de nicotina podem auxiliar.


Bons Kms

Fabi =D


21 comentários:

G.M. disse...

Fabiana,
Bom tema para post.
Parabéns !
Que todos os fumantes ouçam o seu apelo sensato, para o bem deles mesmos.
Boa semana para você.
Ass.: Guilherme.

Fernando Andrade. disse...

Olá Fabiana.
Gostei do que li e considero que é sempre bom relembrar as grandes vantagens de quem não se sente preso ao tabaco. Que é livre.
Eu próprio fumava enquanto "chavalo" mas ao ver que me estava a deixar dominar por ele, tratei de o substituir.
Foi assim que apareci na corrida, vai para 35 anos. Como a corrida era incompatível com o tabaco, só tive que optar e cedo constatei que o prazer da corrida é incomensuravelmente maior.
Ganha a saúde, ganha a economia, ganha a liberdade!
Bons Km também para si, Fabiana.
FA

Unknown disse...

Ola Fabiana

Sou o melhor para este magnifico post. Não digo que seja um Ex. Fumador, mas para quem fumava 20 cigarros por dia, hoje fuma apenas 5, não esta nada mal. Realmente deixar de fumar trás muitos benefícios, ainda para alguém que faz desporto como eu. Comecei a fumar com 15 anos, e com 34 anos o vicio é enorme. Parabéns pelo post

Jorge Cerqueira disse...

Parabéns pelo post Fabiana, com certeza vai ajudar muita gente a parar de fumar, bom na equipe que eu corro ACORUJA, alguns anos atrás perdemos um corredor que fumava, pasmem é isso ae amiga ele corria e até as vezes parava no percurso para fumar todos nós alertavamos ele mais ele não conseguiu vencer o cigarro e veio a falecer pelo maldito cigarro, espero que o nosso amigo Carlos Lopes de Portugal Blog A MINHA CORRIDA venha aqui e leia o seu relato e se conscientize desse mal que o cigarro faz.
Bons treinos menina e boa prova para vc no dia 1º.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com

Fabi ♥♥♥ disse...

Guilherme,obrigada e que possa ajudar a muitos.
Boa semana pra vc também.

Fernando,parabéns vc fez uma ótima escolha.

Carlos,eu não sabia que vc fumava,mas desejo que vc se livre também desses 5 cigarros e que vc chegue um dia sem nenhum,tudo de bom e força!

Jorge,que pena que o tabaco levou um correr,mas que as pessoas vejam que isso não e bom a saúde.

joaquim adelino disse...

Olá amiga Fabiana.
Parabéns pelo post, na minha equipa temos um fumador que tem andado pelas horas da amargura, fuma , bebe e corre ao mesmo tempo, não existe meio de o fazer parar. E o mais grave é que ele sabe os riscos que anda a correr.
Oxlá os blogueiros que lerem esta sua mensagem ajudem aqueles que necessitem de ajuda, a começar pelos familiares e até chegar aos amigos. Felizmente nunca fumei e os meus descendentes seguiram o meu exemplo e por isso me sinto feliz por ter contribuído para isso.
Apelo daqui e por seu intermédio para que o Carlos abandone de vez aqueles 5 últimos cigarros. Vou tentar "sem ele saber" contribuir para isso.
Um abraço e bons treinos.
Desculpe se isto ficou longo.

Anderson Consenzo disse...

Eu fumei na adolescencia e fiz a melhor coisa qdo parei. É a pior besteira que alguem pode fazer é fumar.

Ricardo Hoffmann disse...

Bela temática Fabiana. Parabéns! Vejo a luta de muitos para abandonar o vício. Sei que é difícil, mas a saúde sempre deve falar mais alto. Desejo força aos que estão no caminho para abandonar o tabaco.

Regis..."amocorrer" disse...

Fabi...minha dica é....pare de fumar.."correndo" a adrenalina é mil vezes melhor que a nicotina..bjs

Fabi ♥♥♥ disse...

Joaquim,obrigada por sempre aparecer aqui em meu blog,e que seu amigo se livre disto,e vamos ajudar ao Carlos.
E parabéns por não fazer parte.

Anderson,foi a melhor coisa mesmo,parabéns!

Ricardo,vamos dar força e tentar ajudar.

Régis,concordo plenamente com vc.

Duarte Gregório disse...

ola,
fumei desde os meus 12/13 anos (para me tornar homem, ideia mais estupida)e acreditem ou nao, deixei de fumar de um dia para outro.
com o nascimento da minha 1ª filha, nao fumava dentro de casa, nem no carro, nem quando estava com ela, pelo que so fumava no trabalho. entao um dia eu disse
-se é possivel estar quase um dia se fumar, tambem é possivel deixar o cigarro.
e assim tem sido ate hoje, já la vao 12 anos.
bjinhos

Paulo Sérgio de Araújo disse...

Aí Fabiana, vi esta matéria da Ana Maria Braga sobre o fumo...Vamos por ela pra correr... e largar o maldito vício...é isto aí. valeu pela visita no maratona160min...
abção
Bons treinos, boas provas!!!
Ps. vai correr na meia de sp ?
Estarei aí ..faltam 9 dias!!!
abços.

simplifique disse...

Eu fumava qdo bebia.
Parava e voltava.
A minha esposa é ex-fumante.
Parei, de vez, qdo ela parou.
Ela parou qdo soube que o Gabriel estava a caminho.
Hj, o cheiro e a fumaça incomodam muito.

Unknown disse...

Boa, Fabiana, parabéns por abordar o assunto. Ninguém deixa de fumar depois de ler um blog de corrida, mas os exemplos de tanta gente que já fumou e conseguiu abandonar o vício, muitas vezes ajudado por uma prática esportiva, são sempre válidos.

Sou mais um desse clube. Fumei durante 15 anos e parei na marra, depois de uma crise de hipertensão arterial. Fumava pra valer, dois maços por dia, às vezes até mais. E, quando consegui parar, foi com uma facilidade tão grande que deu até raiva não ter levado esse susto antes.

A pressão alta, no meu caso específico, pode-se dizer que foi um mal que veio para o bem, resgatou o esporte na minha vida e tudo o que ele tem me proporcionado. Pena que eu tive que ficar doente para me tocar disso. Muito mais inteligente é quem larga antes ... E ainda bem que tive tempo de me "salvar", o susto poderia ter sido um infarto, um AVC ou um câncer de pulmão.

Saúde, para todos nós !

Fábio
http://fabionamiuti.hd1.com.br/

Fabi ♥♥♥ disse...

Duarte,parabéns pela conquista!

Giba,obrigada!

Paulo,legal eu irei participar da Vênus que será no mesmo dia,boa prova.

Xampa,parabéns a vc e sua esposa.

Fábio,como vc mesmo disse tem males que vem para bem,mas Graças a Deus vc hoje e uma nova pessoa.

Everton Domingues disse...

Olha como a saúde mental, física e espiritual tem no esporte uma ferramenta fundamental. Escrevi no Beijing Olimpica, pouco antes do reveillon, um texto inspirado numa história real ('Faça a sua escolha'). Gostaria de verdade q vc pudesse ler, Fabiana. Conta a saga da família Hoyt (pai e filho q tem até site). Apaixonados por corridas de longa distância e até triatlo. Veja se esse exemplo não nos motiva a tanta coisa. Até parar de fumar! Lá tem vídeos do Youtube q valem ser assistidos tb. Arruma uns minutinhos. Espero q teu coração seja tocado tanto qto foi o meu.
Bj no teu coração.

Everton
www.beijingolimpica.blogspot.com

(link da matéria:
http://beijingolimpica.blogspot.com/2008/12/faa-sua-escolha.html)

Rodrigo disse...

Tudo que se escreve contra o cigarro é válido, especialmente citar o caso de pessoas que largam o vício, para servir de exemplo aos outros!

Fabi ♥♥♥ disse...

Everton,uma verdadeira lição de vida!

Triblog,com certeza.

Grazzi,o meu também viu,mas não larga esse vício terrivel.

tutta disse...

Parabéns pelo post Fabi.
Espero que todos os que passarem por aqui e verem esta matéria se concientissem e pare com este vício horrível.
Minha mãe é uma fumante a muito anos, e não há nada que há faça parar.
Mas como a esperença é a última que morre, espero ver ela um dia livre do cigaroo.
Bjus pra você.


...tuttA...
ubiratã-Pr.
www.correndocorridas.blogspot.com

ASA disse...

É isso mesmo, o meu blog também fala um pouco sobre porque deixar de fumar, e como o fazer, estão convidados a passar por lá e dar uma vista de olhos

Mayumi disse...

É isto aí, Fabiana! Vamos conscientizar o pessoal de que fumar faz ter menos fôlego! Parabéns pelo tema abordado!
Vamos amanhã lá na USP? Até mais! Bjs.