segunda-feira, 28 de abril de 2008

Água,Garrafas e Lixo


Olá

Depois de alguns dias sem postar nada...hoje estou de volta!

Uma amiga me convidou para participar da ECO RUN, que será no dia 22/06/2008 e esse mês a Revista O2, veio com uma reportagem sobre os copos de águas que são jogados na rua. A matéria e bem interessante, pois como participamos de corrida de rua e muitas das vezes jogamos os copos no chão a muita discussão em torno desse assunto e estarei colocando, aqui para reflexão e até mesmo os organizadores possa encontrar um saida para que depois de uma festa bonita como e a corrida de rua....os copos e garrafas não virem um transtorno futuro.


Beber água durante as corridas é essencial.Mas como lidar com o montante de lixo formado ao fim do evento?

O dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março foi criado pela ONU(Organização das Nações Unidas). A data traz à tona reflexões sobre o bom uso da água em todo o mundo, até mesmo no universo das corridas.
Nas provas de rua,os corredores sabem que,ao fim do evento,após completarem os tão sonhados e suados quilômetros,encontrarão o cenário típico: milhares de garrafas e copos jogados,deixados para trás após os postos de hidratação.
Para se ter um exemplo,em uma prova curtas como a Eco Run Rj,com 2,5 mil corredores inscritos, cerca de 25 mil copinhos com água são arremessados ao longo dos 10 km.
Já na Meia-maratona de São Paulo,que aconteceu em março,foram 110.400 copos deixados pelos corredores ao longo do trajeto,segundo a Yescom,organizadora do evento.

Impacto e polêmica
Os simples copinhos,entretanto,causam mais desconforto e promovem graves problemas ambientais.Segundo o World Watch Institute,o consumo mundial de água mineral praticamente dobrou nos últimos dez anos. A Associação Internacional de Água Engarrafada coloca o Brasil como quarto maior consumidor.
Uma possibilidade para minimizar o impacto ambiental da corrida seria se os corredores levassem seu próprio squeeze para as provas curtas. A maioria carrega garrafinhas com água ou isotônico nos treinos,seja nas mãos ou presas ao cinto de hidratação.


Em um ano,só nos EUA,2,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa foram jogados na atmosfera pela fabricação e reciclagem das garrafas pet

Vou ficando por aqui,boa corrida e bons treinos.

Fabiana =D

2 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Legal seu post Fabiana. Curioso que a ecorun poderia oferecer uma solução para esse problema né? Compete a cada um fazer sua parte.

Fabi ♥♥♥ disse...

Ricardo,concordo com você eles poderiam fazer alguma coisa,li que na maratona de TOKYO eles colocam cestos grandes ao longo na corrida.Poderia fazer um teste né.
Abraços,